top of page
Foto do escritorQuanttons

O que é sustentabilidade?

Atualizado: 1 de jun. de 2022


Você sabe o que é sustentabilidade?


Esse tema vem sendo cada vez mais discutido no mundo, mas você sabe qual a importância dele?


Nesse artigo vamos falar sobre isso para te ajudar a entender o que é sustentabilidade e qual a importância dela.



O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE


O termo sustentabilidade vem do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar ou cuidar. A Organização das Nações Unidas (ONU) define a sustentabilidade como o desenvolvimento que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.


A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano de se relacionar com o meio ambiente e a sociedade de forma a reduzir seus impactos negativos e potencializar os impactos positivos das suas ações. O conceito de sustentabilidade é amplo e atende a três dimensões que se unem para defini-la: a ambiental, a social e a econômica.



UM POUCO DE HISTÓRIA


Para entendermos a história da sustentabilidade precisamos voltar aos primórdios da espécie humana, quando ainda tínhamos um estilo de vida caçador-coletor e vivíamos em total sintonia com o planeta.


Em seguida, conquistamos a agricultura permitindo o surgimento das primeiras cidades. Com o domínio das técnicas agrícolas prosperamos na produção de alimentos e no uso de animais para o aumento da produtividade. Esses fatores foram cruciais para sermos capazes de produzir mais e viver em densidades populacionais cada vez maiores.


Então, descobrimos a capacidade das máquinas na revolução industrial, onde passamos a utilizar máquinas ao invés de animais e a manufatura em larga escala no lugar da produção artesanal.


A revolução industrial permitiu que aumentássemos significativamente nossa capacidade de extração de recursos naturais e produção de bens de consumo. Isso nos levou a um limiar perigoso, onde o planeta não consegue mais repor os recursos retirados na velocidade necessária para que os estoques se mantenham suficientes para que ele esteja em equilíbrio.


Nesse período surgiram também diversos outros problemas relacionados à nossa sustentabilidade no planeta como a poluição do ar, da água e do solo, a perda de habitat e biodiversidade pela redução dos ecossistemas nativos, entre outros.


Com o crescimento da população humana e das cidades, esses impactos foram aumentando e prejudicando ainda mais o balanço da espécie humana com o planeta Terra.


Um dos temas mais comentados atualmente, as mudanças climáticas, que em boa parte está sendo causada por nós seres humanos, pode nos obrigar a viver em condições muito diferentes das que vivemos hoje se não fizermos nada a respeito.


Assim, chegamos aos tempos atuais, com grandes desafios, mas com grandes oportunidades também, como veremos um pouco mais a frente nesse artigo.



AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE


A sustentabilidade é composta de três dimensões, formando um tripé que sustenta toda a estrutura do desenvolvimento sustentável. Elas são as dimensões ambiental, social e econômica, cada uma com igual importância para que a estrutura permaneça funcionando em equilíbrio.


A dimensão ambiental inclui aspectos ecológicos como o funcionamento dos ecossistemas e a manutenção da sua biodiversidade, além do uso de recursos naturais como água, solo, ar, recursos minerais e florestais.


Na dimensão social, são considerados aspectos relacionados à nossa sociedade e aos direitos humanos que vão desde questões envolvendo as condições de trabalho da população até os direitos e a valorização da cultura de povos e comunidades indígenas e tradicionais.


A economia compõe a última dimensão, responsável pela produção de bens de consumo e geração de emprego e renda para a população. Não considerar os aspectos econômicos nessa equação pode ser um grande erro. A chamada economia verde permite transformarmos o setor que mais impacta o meio ambiente e a sociedade no setor que catalisa as mudanças positivas rumo à sustentabilidade.



QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS?


Em geral, enfrentamos desafios complexos e multifatoriais relacionados às dimensões que compõem a sustentabilidade. Por exemplo, pense em como pode ser complexo e depender de muitos fatores atuando simultaneamente para se fazer uma simples previsão do tempo em um local específico.


Agora vamos expandir essa ideia pensando em todos os fatores que influenciam as três dimensões da sustentabilidade agindo em escala global simultaneamente para criar a realidade em que vivemos em termos ambientais, sociais e econômicos.


Coisas como as mudanças climáticas, podem aumentar secas, inundações, tempestades e incêndios florestais, a poluição ambiental contamina nossos corpos, água e alimentos, enquanto, os aspectos sociais como desigualdade socioeconômica, pobreza, desemprego e falta de acesso à saúde, educação e segurança, entalham as condições de vida da nossa população.


Precisamos considerar também nessa equação os impactos na economia, já que mais da metade do PIB mundial é moderada ou altamente dependente da natureza e de seus serviços ecossistêmicos segundo um relatório do projeto New Nature Economy, publicado pelo Fórum Econômico Mundial em colaboração com a PwC, que pode ser acessado na íntegra clicando aqui.


Os aspectos sociais também afetam significativamente a economia, influenciando na disponibilidade de recursos humanos capacitados e saudáveis, além dos impactos sobre a relação com povos e comunidades indígenas e tradicionais.


Todos esses fatores podem atuar em sinergia para definir se vamos criar um ambiente favorável à nossa sobrevivência no longo prazo ou se vamos inviabilizar a nossa permanência aqui no planeta Terra.



TEMOS SOLUÇÃO?


Onde se tem os maiores problemas é onde estão as maiores oportunidades também. Vivemos atualmente um período em que temos à disposição as mais avançadas tecnologias, permitindo a realização de tarefas extremamente complexas e o desenvolvimento de uma nova economia.


A economia verde ou sustentável permite a transição para um novo modelo de economia ainda pouco explorado, com grandes oportunidades para a geração de novos negócios, inovação e emprego e renda para a população.


Com amplo espaço para crescimento, esses negócios sustentáveis podem entregar valor e benefícios para a sociedade e o meio ambiente, enquanto produzem riqueza para seus sócios e colaboradores.


As práticas ESG (Environmental, Social and Governance) ou Ambiental, Social e Governança quando traduzido para o português, vêm para auxiliar empresas e investidores nessa jornada, fornecendo medidas práticas e objetivas para serem implementadas nesse caminho rumo à sustentabilidade.


A ascensão das tecnologias digitais é outro fator importante na solução desses desafios. Com elas podemos acessar um volume de dados nunca antes visto, conhecido como big data, para extrair informações úteis para a tomada de decisão, além da possibilidade de automatizar tarefas, aumentando a eficiência e a produtividade.


Entre essas tecnologias estão o desenvolvimento de sensores para capturar uma variedade de dados, a Inteligência Artificial (IA), que permite analisar grandes volumes de dados e construir modelos preditivos, o aumento da capacidade de processamento da computação e até as redes sociais, entre outros avanços tecnológicos importantes.


Assim, temos à frente um cenário favorável ao desenvolvimento de uma nova economia baseada na geração de riqueza vinculada ao equilíbrio ambiental, social e econômico, além de um arsenal tecnológico pronto para lidar com desafios complexos.


Acho que não resta dúvidas que temos um cenário cheio de desafios mas também cheio de oportunidades para superá-los enquanto nos desenvolvemos e tenho certeza que você não vai querer ficar de fora dessa. Espero que esse artigo tenha sido útil para você!


Deixa nos comentários sua opinião sobre o assunto e compartilha esse artigo com outras pessoas para fazermos esse conhecimento chegar mais longe.


Não esqueça de se inscrever abaixo na nossa comunidade para ficar sabendo de todas as novidades sobre negócios, investimentos e estilo de vida sustentáveis e receber alertas de novas postagens no nosso blog e promoções exclusivas.


Siga também nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.


Tamo junto!

Comments


bottom of page