top of page
  • Foto do escritorQuanttons

Consumo consciente: o que é, qual sua importância e como praticar


Você já ouviu falar em consumo consciente?


Ou pode estar se perguntando, qual sua importância e como posso praticá-lo?


Vamos discutir isso em detalhes neste artigo para você estar preparado para mudar seu modo de consumo e adotar um estilo de vida mais sustentável.



MAS O QUE É CONSUMO CONSCIENTE?


O consumo consciente está relacionado ao padrão de consumo das pessoas. Ele propõe que o consumo de qualquer produto ou serviço deva ser avaliado do ponto de vista dos seus impactos ambientais, sociais e econômicos, além da sua necessidade.


Buscando promover impactos positivos na sociedade e no planeta, o consumo consciente cria um círculo virtuoso onde o consumo em si pode ser o catalisador de mudanças benéficas para a conservação da natureza e dos recursos naturais, o equilíbrio social e o desenvolvimento econômico.


Olhando para as cadeias produtivas, organizadas para oferecer produtos e serviços aos consumidores, podemos identificar diversos impactos positivos ou negativos durante seu funcionamento.


Aspectos como a origem dos insumos e se eles são de fontes renováveis ou recicláveis, a emissão de gases do efeito estufa e poluentes na atmosfera, a contaminação da água e do solo por resíduos tóxicos, as condições de trabalho e remuneração de seus colaboradores, o posicionamento quanto a diversidade e inclusão social, questões éticas e a relação com povos e comunidades indígenas e tradicionais impactadas por seus negócios, podem ser considerados nessa equação.


Assim, seu padrão de consumo pode revelar se seu estilo de vida é sustentável ou não e se você contribui positiva ou negativamente para termos uma sociedade e um planeta equilibrados para as atuais e futuras gerações.



A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO CONSCIENTE


O consumo consciente é fundamental para a nossa sustentabilidade, influenciando direta ou indiretamente no impacto do ser humano no planeta. Toda produção e comercialização de bens e serviços impacta de alguma forma o meio ambiente, a sociedade e a economia.


Na última edição do National Footprint and Biocapacity Accounts, publicada em 2022 pela Global Footprint Network em parceira com a York University, a estimativa é de que seriam necessários 1,75 planetas Terra para manter o estilo de vida atual da população mundial.


Portanto, o ideal é ter um olhar abrangente de todos os impactos quando se avalia um produto ou serviço a ser adquirido, sendo fundamental essa avaliação para solucionarmos os desafios atuais e futuros com relação a nossa sustentabilidade no planeta.


Na publicação Vision Towards a Responsible Future of Consumption: Collaborative Action Framework for Consumer Industries o Fórum Econômico Mundial destaca que aproximadamente 65% dos consumidores esperam que as empresas e os governos “reconstruam melhor", de forma sustentável e com responsabilidade.


Assim, através da análise dos produtos e serviços a serem adquiridos podemos transformar o ato de consumir em um catalisador de mudanças positivas na sociedade e no planeta. E esse pode ser um dos principais caminhos para você deixar um impacto positivo no mundo.



O R’S DO CONSUMO CONSCIENTE


Os R’s do consumo consciente propõem a adoção de práticas que auxiliam na tomada de decisões e em ações mais sustentáveis por parte das pessoas. Eles possuem algumas variações que vão desde os 3 R’s Reduzir, Reutilizar e Reciclar, até os 8 R’s, formados pelos atos de Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Reparar, Responsabilizar-se e Repassar.


Aqui vamos apresentar a nossa visão sobre eles formada por 6 R’s do consumo consciente, que são Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Responsabilizar-se e Repassar.



REFLETIR

Primeiramente, precisamos refletir se realmente precisamos de determinado produto ou serviço ou se ele é dispensável. Além disso, precisamos ver de quem estamos comprando, o que eles fazem para produzir e entregar esses produtos e serviços para você e qual o seu impacto sobre o meio ambiente, a sociedade e a economia, buscando sempre fornecedores que causem um impacto positivo.


Se o produto ou serviço é dispensável, podemos recusar e poupar os recursos necessários para produzi-lo e gerenciar os impactos de todo o seu ciclo de vida. Essa recusa pode ter impactos positivos nas suas finanças também, sobrando mais dinheiro para você investir em ativos que possam te gerar renda extra.



REDUZIR

Se for realmente necessário, precisamos reduzir seu consumo e os desperdícios ao máximo, diminuindo assim as pressões sobre os recursos naturais e seus impactos ambientais e sociais. Quando pensamos no impacto global dessas ações individuais podemos imaginar o efeito disso em escala.



REUTILIZAR

Após utilizar ao máximo o produto, avalie se é possível consertá-lo caso apresente algum defeito ou mal funcionamento.Muitas vezes com apenas alguns reparos podemos continuar usando o produto e evitar a compra de um novo.


Dessa forma, você pode mais uma vez poupar os recursos naturais necessários para produzir um novo produto, enquanto favorece as suas finanças. Se não for possível consertar, busque dar novos usos, reutilizando-o para outras finalidades quando ele já não pode mais cumprir sua função inicial.


Assim, você pode agregar valor ou aumentar a vida útil dos materiais utilizados naquele produto, que de outra forma seriam descartados. Esses resíduos, se descartados da forma incorreta, podem reduzir a capacidade de aterros sanitários e contaminar o solo, a água e o ar.



RECICLAR

Se não tiver mais possibilidades de reuso, encaminhe o material para ser reciclado, transformando os resíduos dos produtos que consumimos em matéria prima para novos produtos.


A reciclagem permite que esses materiais passem por um novo ciclo de manufatura para produzirem outros bens de consumo, gerando emprego e renda para a população e reduzindo a extração de mais recursos naturais, renováveis ou não.



RESPONSABILIZAR-SE

Ao consumir um produto ou serviço precisamos nos responsabilizar pelos impactos positivos e negativos do seu consumo para o meio ambiente, a sociedade e a economia. As consequências do nosso consumo deve incluir os impactos causados ao longo de todo o ciclo de vida desses produtos e serviços. A responsabilidade pelas nossas decisões nos bota em uma posição de protagonismo sobre a nossa vida e o legado das nossas ações.



REPASSAR

Por fim, devemos disseminar as informações e práticas sobre como consumir de forma responsável e ter um estilo de vida mais sustentável. Dessa forma, contribuímos com o efeito em rede causado pelo compartilhamento de informações e conhecimentos sobre o consumo consciente, fazendo com que mais pessoas tenham acesso e oportunidade de contribuir para um mundo sustentável.



5 MANEIRAS DE PRATICAR O CONSUMO CONSCIENTE


Para colocar em prática o consumo consciente podemos seguir os cinco passos abaixo:


  1. Utilize os 6 R’s do consumo consciente apresentados acima para te auxiliar na tomada de decisões de consumo e nas suas ações rumo a um estilo de vida mais sustentável.

  2. Pesquise os impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelos fornecedores e os produtos ou serviços que você pretende consumir, observando também os impactos da sua cadeia de valor.

  3. Analise os impactos negativos desses fornecedores e de seus produtos e serviços para avaliar a sua gravidade e o balanço com relação aos impactos positivos.

  4. Prefira fornecedores que tenham compromisso real com a sustentabilidade como parte da sua cultura e modelo de negócio e que tenham um planejamento coerente para atingir seus objetivos de longo prazo relacionados ao desenvolvimento sustentável, evitando os que realizam ações isoladas ou superficiais nesse sentido.

  5. Procure produtos e serviços que possuem uma estrutura desenvolvida para cuidar de todo o ciclo de vida deles, do início ao fim, de forma a gerenciar seus impactos ao longo de toda a cadeia de valor.


Colocando em prática esses passos simples podemos colaborar muito com a nossa sustentabilidade. Mudando as nossas exigências com os produtos e serviços que consumimos, pressionamos os fornecedores, e o setor produtivo como um todo, a se adaptarem a essa nova realidade para nos atender.



PRODUTOS E SERVIÇOS SUSTENTÁVEIS


A produção, comercialização, consumo e destino final de produtos e serviços estão no centro das discussões sobre o consumo consciente. Escolhê-los bem é nosso dever.


Em um relatório da The Economist Intelligence Unit (EIU) encomendado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), foi observada uma mudança de comportamento dos consumidores na busca por produtos sustentáveis, com um aumento de 71% entre 2016 e 2020.


Nesse mesmo relatório, é destacado que o Brasil produziu nesse mesmo período o maior número de assinaturas para campanhas de biodiversidade e natureza entre todos os países do mundo, com 23 milhões de assinaturas, representando 13% das assinaturas globais.


Para dar ainda mais força a esse movimento, estamos vendo atualmente a consolidação de um novo modelo de capitalismo, o capitalismo de stakeholders (stakeholder capitalism em inglês), onde além de ganhos financeiros, as empresas também devem buscar entregar benefícios para a sociedade e planeta, buscando contribuir com a sustentabilidade para além dos lucros.


Seguindo essa tendência, um estudo da NYU Stern’s Center for Sustainable Business realizado nos Estados Unidos, mostrou que de 2013 a 2018 o mercado de produtos embalados divulgados como sustentáveis foi responsável por 50,1% do crescimento do mercado de bens embalados em geral, apesar de representar apenas 16,6% dele. Além disso, cresceu 5,6 vezes mais rápido que produtos convencionais, que não foram comercializados como sustentáveis.


Alguns produtos que possuem ou podem possuir características sustentáveis incluem carros elétricos, equipamentos para a geração de energia renovável e para mobilidade, produtos para a construção civil e utilidade doméstica, vestuário e calçado, produtos de higiene e limpeza, alimentação, entre outros.


Os serviços sustentáveis podem incluir consultorias, instalação e manutenção de equipamentos, serviços para a construção civil, softwares como serviço (SaaS), eventos e muito mais.



GASTE E INVISTA MELHOR SEU DINHEIRO


Gastar bem o seu dinheiro é fundamental para prosperar financeiramente. Aliado a isso, precisamos pensar em como podemos consumir de forma mais sustentável também.


Gastando menos e melhor através do consumo consciente você pode poupar mais dinheiro e investir em ativos que contribuem para a sustentabilidade e que podem te gerar rendimentos extra.


Para te ajudar com isso, estamos vivendo atualmente uma democratização do mercado de investimentos, sobretudo no Brasil, com mais acesso a informação e a diversas oportunidades de investimentos em ativos que contribuem para a sustentabilidade.


Nesse sentido, a sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, que em tradução livre para o português significa meio ambiente, social e governança, tem papel fundamental nessa transformação do setor corporativo e de investimentos em direção à práticas mais sustentáveis.


As métricas relacionadas aos fatores ESG podem nos ajudar a analisar o desempenho das empresas quando o assunto é sustentabilidade, auxiliando as pessoas na escolha por fornecedores mais sustentáveis e os investidores na escolha por ativos que contribuem com a sustentabilidade além dos ganhos financeiros.


A partir de decisões mais conscientes você pode contribuir com o desenvolvimento sustentável e prosperar financeiramente, deixando um legado positivo para as atuais e futuras gerações.


Gostou do conteúdo? Deixa seus comentários e compartilha com outras pessoas para que elas também possam praticar o consumo consciente. Não esquece de seguir nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube para ter acesso a muitos conteúdos sobre negócios, investimentos e estilo de vida sustentáveis.


Venha fazer parte também da nossa comunidade se inscrevendo abaixo para ser avisado de novas publicações no nosso blog e receber promoções exclusivas.

  • Instagram
  • Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • YouTube

Inscreva-se para receber novidades

Obrigado por enviar!

Mapa do site

Entre em contato conosco

Obrigado por enviar!

Logomarca da Quanttons

© 2024 Quanttons. Todos os direitos reservados

bottom of page