top of page
  • Foto do escritorQuanttons

Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Você conhece a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?


Ou pode estar se perguntando, qual a sua importância?


Vamos falar sobre isso aqui, para que você nunca mais tenha dúvidas sobre esse assunto.



O QUE É A AGENDA 2030?


A Agenda 2030 foi criada em setembro de 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da publicação intitulada “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, em tradução para o português, como resultado de um encontro entre líderes mundiais e representantes da sociedade civil na sede da ONU em Nova York.


O seu propósito é estabelecer um plano de ação que trate das questões de importância crítica para a sociedade, o planeta e o desenvolvimento sustentável, como a recuperação e proteção do meio ambiente, a erradicação da pobreza e da fome e a garantia de paz e prosperidade para as pessoas.


Esse plano foi nomeado de Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, por conta do seu prazo que se encerra em 2030, resultando na criação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), baseados nos antigos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).



OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)


Os ODS buscam trazer soluções para os maiores desafios da humanidade através de um plano dividido em 17 objetivos e 169 metas integradas e indivisíveis, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a ambiental, a social e a econômica.


Cada um dos objetivos trata de questões específicas a serem resolvidas e fortalecidas para que possamos lidar com os desafios impostos à nossa frente e prosperar de forma sustentável no longo prazo aqui no planeta Terra.


Para as pessoas, os objetivos focam em acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos possam atingir seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável e com garantia dos direitos humanos.


No caso do planeta, é necessário a sua recuperação e proteção da degradação, incluindo por meio do consumo e produção sustentáveis, o gerenciamento dos recursos naturais de forma sustentável e ações urgentes para combater as mudanças climáticas, para que as atuais e futuras gerações possam desfrutar de um ambiente equilibrado e com qualidade de vida.


Os ODS também visam garantir uma vida próspera para as pessoas, com o progresso econômico, social e tecnológico ocorrendo em harmonia com a natureza, além de promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, sem medo e violência.


Outro ponto importante é a mobilização dos meios necessários para implementá-los através da revitalização da Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, baseada em um espírito de solidariedade global focada, sobretudo, nas necessidades dos mais pobres e vulneráveis.


Os 17 ODS definidos na Agenda 2030 são:

  1. Erradicação da pobreza;

  2. Fome zero e agricultura sustentável;

  3. Saúde e bem-estar;

  4. Educação de qualidade;

  5. Igualdade de gênero;

  6. Água potável e saneamento;

  7. Energia limpa e acessível;

  8. Trabalho decente e crescimento econômico;

  9. Indústria, inovação e infraestrutura;

  10. Redução das desigualdades;

  11. Cidades e comunidades sustentáveis;

  12. Consumo e produção responsáveis;

  13. Ação contra a mudança global do clima;

  14. Vida na água;

  15. Vida terrestre;

  16. Paz, justiça e instituições eficazes;

  17. Parcerias e meios de implementação.



COMO IMPLEMENTAR OS ODS NA PRÁTICA?


A implementação dos ODS é de responsabilidade de todos os países e partes interessadas (stakeholders), como governos, empresas, organizações da sociedade civil e as pessoas, que deverão atuar em parceria colaborativa para que os avanços aconteçam na prática.


Cada uma das partes interessadas possui um papel fundamental nessa engrenagem, para que possamos ver de fato os ODS sendo implementados e alcançando as suas metas.


Para que isso aconteça precisamos de uma máquina pública transparente e eficiente, de empresas que vão além do lucro com o propósito de deixar um legado positivo na sociedade e no planeta, e de pessoas conscientes da sua relevância socioambiental e da necessidade de exercer a sua cidadania de forma responsável.


Buscar alinhar os objetivos individuais dos stakeholders com os ODS é o melhor caminho para atingirmos as metas estabelecidas. Para isso, é fundamental que seja feita uma gestão baseada nos indicadores de sustentabilidade e resultados-chave, para que possamos mensurar os avanços e retrocessos.



ESG E ODS, O QUE ELES TEM A VER?


No caso das empresas, a sustentabilidade corporativa, popularmente conhecida pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance), tem tudo a ver com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Através dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas são criadas cadeias de valor que podem contribuir ou não para o nosso avanço em direção às metas dos ODS.


Através das práticas ESG, focadas nos pilares ambiental, social e de governança corporativa, aliada à ferramentas de gestão, as empresas podem avaliar de forma consistente suas contribuições para o atingimento das metas, tomar decisões e fazer os ajustes necessários para melhorar seus resultados.


Essa transição para um novo modelo econômico, que está sendo chamado de “Capitalismo de Stakeholders” ou “...das Partes Interessadas”, também cria diversas oportunidades para empreendedores que buscam lucrar, entregando benefícios para a sociedade e o planeta.


Se interessou? Deixa nos comentários abaixo e não se esquece de compartilhar com outras pessoas para que todos conheçam a Agenda 2030 e os ODS.


Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre negócios, investimentos e estilo de vida sustentáveis segue nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e se inscreve abaixo na nossa comunidade para ser avisado de novas publicações no nosso blog.

  • Instagram
  • Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • YouTube

Inscreva-se para receber novidades

Obrigado por enviar!

Mapa do site

Entre em contato conosco

Obrigado por enviar!

Logomarca da Quanttons

© 2024 Quanttons. Todos os direitos reservados

bottom of page